CURIOSIDADE: ORIGEM DA IMAGEM DE NOSSA SENHORA APARECIDA

ORIGEM DA IMAGEM

De acordo com a historiadora Tereza Pasin a imagem de Nossa Senhora Aparecida teria sido esculpida por volta do ano de 1600. “A provável pessoa que teria feito a imagem foi o frei Agostinho de Jesus, discípulo de frei Agostinho da Piedade, porque o tipo de escultura é o mesmo”, esclarece.

Frei Agostinho de Jesus, se ocupava em moldar na argila piedosas imagens da Imaculada Conceição. Eram pequenas e se destinavam a oratórios domésticos.

Não há informações sobre como a Imagem foi parar no rio Paraíba, antes de ser resgatada. Para a historiadora, a Imagem tanto pode ter sido jogada por alguém que quis se desfazer da imagem quebrada, ou a peça poderia estar abrigada em uma capelinha na cidade de Roseira, quando foi arrastada por uma enchente. “A capelinha desapareceu; isso foi escrito por um padre em 1956, que fala dessa enchente”, pontua.

Atualmente o Museu Nossa Senhora Aparecida expõe a “Coleção Santa Gertrudes de Imagens Paulistas do Século XVII”, conta com 54 obras produzidas há mais de trezentos anos. Um dos destaques da exposição é uma escultura de Frei Agostinho de Jesus com muita semelhança à imagem de Aparecida, encontrada pelos pescadores em 1717. A peça é tratada como ‘irmã’ da Imagem da Mãe Aparecida.

Fonte: Artigo do Site A12

Anúncios